Fixar: Whatsapp não está funcionando

4.5/5 Votes: 561

Report this app

Description

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populosos usados no Android e no iOS. Com isso, é um tanto embaraçoso e doloroso quando o WhatsApp para de funcionar no Android.

Quer o WhatsApp não esteja se conectando, não esteja recebendo ou enviando dados em segundo plano, ou talvez o aplicativo seja desligado com frequência, existem algumas correções a serem tentadas. No artigo, iremos orientá-lo sobre 12 maneiras de corrigir o WhatsApp que não funciona no Android. Vamos começar.

Whatsapp não está funcionando

  • Reinicie o telefone

Comecemos pelo princípio: é recomendável reiniciar o telefone se o WhatsApp não estiver funcionando no Android. Presumivelmente, o problema é causado por um bug em algum lugar do sistema. Se for isso, então você tem sorte. Basta reiniciar seu telefone por qualquer meio e continuar aproveitando seus bate-papos.

Para forçar a reinicialização do telefone, mantenha pressionado o botão Liga / Desliga por cerca de 10 segundos. Você também pode fazer isso no menu liga / desliga: mantenha o botão liga / desliga pressionado para mostrar o menu liga / desliga e toque / deslize para reiniciar.


  • Verifique a rede

Se reiniciar seu telefone não funcionou, ainda temos muitas correções para você, uma das quais é verificar sua rede. Como você já sabe que o WhatsApp depende da internet para fazer seu trabalho, você não conseguiria enviar / receber mensagens se seu telefone estiver fora de cobertura ou se seus dados de internet tiverem expirado.

Para diagnosticar isso, basta abrir um aplicativo, como o Chrome, para verificar se sua rede está realmente funcionando. Se não estiver funcionando, significa que há um problema com sua rede. Você pode tentar se conectar a uma rede Wi-Fi, desligar / ligar seus dados móveis ou simplesmente verificar seu saldo de dados.

Se sua rede está funcionando perfeitamente, mas seu WhatsApp não está captando, tente outras soluções abaixo.


  • Limpar cache e dados do Whatsapp

Assim como qualquer outro aplicativo Android, o WhatsApp geralmente armazena alguns dados temporariamente para que funcione de forma eficiente e use menos recursos. Mas esses dados, chamados de cache, podem ser corrompidos ou desnecessários em algum ponto, o que pode fazer com que o Whatsapp pare de funcionar no Android. Para corrigir isso, você precisa limpar os dados do cache do WhatsApp. Basta seguir as etapas abaixo para fazer isso.

  • Abra o aplicativo Configurações em seu telefone e clique em Aplicativos e notificações.
  • Clique em Informações do aplicativo ou outras opções para visualizar todos os aplicativos. Agora encontre e abra o WhatsApp de lá.
  • Selecione Armazenamento e cache. Você encontrará as opções para limpar o cache e os dados do aplicativo WhatsApp. Toque em Limpar cache para apagar os dados em cache do WhatsApp.
  • Agora toque no botão Voltar e, em seguida, clique em Forçar parada para encerrar o WhatsApp.
  • Na mesma página, você também pode tentar limpar os dados de armazenamento do WhatsApp. Mas observe que você perderá seu histórico de bate-papo. Você deve pular isso por enquanto até tentar todas as correções neste artigo.

  • Atualize o aplicativo WhatsApp

O WhatsApp está acostumado a lançar atualizações por meio da Google Play Store para corrigir bugs e introduzir novos recursos. Ele também possui um recurso que impede o funcionamento do WhatsApp se você estiver executando uma versão muito antiga. Para corrigir isso, você precisa atualizar seu WhatsApp na Play Store.

Abra a Play Store em seu telefone e pesquise WhatsApp. Se uma atualização estiver disponível, você verá o botão Atualizar no aplicativo. Toque nele para atualizar seu WhatsApp.


  • Atualize o sistema telefônico

Além de atualizar o WhatsApp, certifique-se de que está executando o software mais recente no telefone. Para verificar isso, vá para Configurações> Sistema> Atualização do sistema> Atualização online. Se houver alguma atualização de sistema pendente, conecte-se a uma rede Wi-Fi para fazer o download e instalá-la.



Whatsapp não está respondendo

  • O Whatsapp é restrito em seu país?

Sim, o WhatsApp, ou alguns de seus recursos, foram proibidos em alguns países. Portanto, se você estiver em um desses países, não poderá usar o WhatsApp. Se o WhatsApp for proibido em seu país, você deverá ver automaticamente a notificação ao abrir ou tentar registrar o WhatsApp.

Acreditamos que existam outros aplicativos de mensagens instantâneas mais úteis – como Telegram e Signal, permitidos em seu país, você pode experimentá-los em vez do WhatsApp.


  • Desativar Economia de dados

Embora o ‘Data Saver’, por si só, faça seu trabalho reduzindo de maneira inteligente o uso de dados em aplicativos que você não está usando atualmente na tela, ele pode afetar a funcionalidade do WhatsApp. O efeito é que você só pode receber / enviar mensagens enquanto o WhatsApp está na tela – você para de receber notificações do WhatsApp assim que sai do aplicativo para outro.

Para garantir que você não perca nenhum bate-papo quando o WhatsApp não estiver na tela, desative a Economia de dados. Normalmente, você deve encontrar o botão de um clique no painel de configurações rápidas. Basta deslizar de cima para baixo na tela duas vezes para abrir o painel de configurações rápidas, localizar a Economia de dados lá e desligá-la.


  • Os dados de fundo são restritos ao WhatsApp

Além de desativar a Economia de dados, você também deve garantir que seu WhatsApp tenha permissão para usar dados em segundo plano. Embora isso funcione em conjunto com o Data Saver, ainda há uma opção no Android para restringir o uso de dados em segundo plano.

Embora não seja ideal para restringir o uso de dados em segundo plano para seus aplicativos de mensagens e trabalho, você pode ter feito isso sem saber. Para garantir que seu WhatsApp funcione perfeitamente, mesmo quando a Economia de dados estiver ativada, siga as etapas abaixo para permitir o uso de dados em segundo plano e também coloque o WhatsApp na lista de permissões da Economia de dados.

  • Abra Configurações no seu telefone e toque em Rede e Internet.
  • Clique em Uso de dados para ver a quantidade de dados usados por seus aplicativos e outras configurações relacionadas à rede. A partir daí, clique em Economia de dados.
  • Toque em dados irrestritos para ver uma lista de aplicativos permitidos / proibidos de enviar ou receber dados em segundo plano.
  • Sole para baixo para encontrá-lo. Ou você vê um botão ao lado dele ou “Os dados de segundo plano estão desativados” abaixo dele. Se for um botão, certifique-se de que o botão esteja ativado ou ative-o você mesmo.
  • Se for o contrário, clique em WhatsApp e ative os dados de fundo a partir daí. Além disso, habilite o uso irrestrito de dados para garantir que continuará recebendo notificações do WhatsApp quando a Economia de dados for ativada.


Whatsapp está com problema

  • Desligue e ligue o Wi-Fi novamente

Parece um truque simples. Mas funciona quando o WhatsApp não está funcionando no telefone Android. Se você estiver em uma rede por horas, é possível que ela tenha ficado ociosa. Para garantir que esse não seja o problema, basta abrir o painel de configurações rápidas e desligar o Wi-Fi. Aguarde alguns segundos antes de ligá-lo novamente. Você também deve fazer o mesmo se estiver em uma rede móvel.

  • Verifique o armazenamento do seu telefone

Seu WhatsApp também pode ser afetado se você estiver executando com pouco espaço de armazenamento. Para garantir que a funcionalidade geral do telefone não seja interrompida, mantenha sempre um controle sobre o uso do armazenamento. Em média, você deve garantir que tenha até 500 MB ou 1 GB de espaço de armazenamento livre no telefone. Basta ir para Configurações> Armazenamento> Armazenamento interno para visualizar o uso do armazenamento. Se estiver ficando baixo, considere excluir itens desnecessários do seu telefone ou mova-os para um cartão SD.

  • Redefinir as preferências do aplicativo

Se o whatsapp ainda não estiver funcionando no telefone Android, você pode tentar redefinir as preferências do aplicativo. É um recurso bacana no Android que ajuda a restaurar as configurações de aplicativos padrão sem apagar seus dados. Siga as etapas abaixo para redefinir as preferências do aplicativo.

  • Inicie as configurações no seu telefone, role até a parte inferior e clique em
  • Nas configurações do sistema, clique em Opções de redefinição.
  • Agora, toque com segurança em Redefinir as preferências do aplicativo. Confirme a seleção e toque em Redefinir aplicativos.


Whatsapp não envia mensagem

Reinstalar o WhatsApp é a última solução, não tão favorável, para consertar o WhatsApp que não está funcionando no seu telefone. É uma espécie de bugiganga no sentido de que você perderá seu histórico de bate-papo no processo. Mas não se preocupe, você sempre pode manter um backup local / na nuvem de seus bate-papos antes de desinstalar o WhatsApp.

Além disso, alguns telefones Android permitem que você mantenha os dados do aplicativo WhatsApp após clicar no botão de desinstalação. Portanto, é mais seguro se você receber a solicitação no seu telefone. Mas antes disso, basta ir para WhatsApp> Configurações> Bate-papo> Backup de bate-papo e clicar em Backup.

Depois de fazer o backup de seus bate-papos com sucesso, vá para a gaveta de aplicativos. Mantenha o ícone WhatsApp pressionado e clique no botão Desinstalar. Se você receber uma solicitação para “manter os dados do aplicativo”, marque a caixa e continue. Agora você pode reinstalar com segurança seu WhatsApp na Play Store.

Se você marcou a opção “manter os dados do aplicativo” antes de instalar o WhatsApp, poderá continuar usando o WhatsApp como se nada tivesse acontecido depois de reinstalá-lo. Se esse não for o seu caso, você deve receber a opção de restaurar seus bate-papos de um backup local / na nuvem. Faça isso e continue curtindo seu WhatsApp.

Isso é basicamente como consertar o WhatsApp que não está funcionando no seu telefone.